9º ano
- Perímetro e área de um triângulo
- Descritores de Matemática - 3º Bimestre
- (M1) Aplicar as razões trigonométricas num triângulo retângulo para resolver problemas significativos;
- (M2) Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa (Caderno de Férias);
- (M3) Determinar o zero de uma função (Caderno de Férias);
- (M4) Efetuar cálculos que envolvam as propriedades da potenciação em situações-problema (Caderno de Férias);
- (M5) Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais (Caderno de Férias);
- (M6) Interpretar gráficos de uma função de 1.° grau;
- (M7) Reconhecer a sentença que define uma função;
- (M8) Reconhecer função como uma relação em que todo elemento do domínio tem apenas um correspondente;
- (M9) Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas (triângulo, paralelogramo, trapézio ou losango);
- (M10) Resolver problema que envolva semelhança de polígonos (Caderno de Férias);
- (M11) Resolver problema que envolva uma função polinomial de 1.º grau;
- (M12) Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas (Caderno de Férias);
- (M13) Resolver problemas que envolvam equação de 2.º grau;
- (M14) Utilizar a notação cientifica em situações-problema (Caderno de Férias);
- (M15) Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
- Descritores de Língua Portuguesa - 3º Bimestre
- (LP1) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
- (LP2) Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto;
- (LP3) Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc;
- (LP4) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
- (LP5) Identificar a tese de um texto;
- (LP6) Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados;
- (LP7) Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
- (LP8) Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
- (LP9) Identificar o tema de um texto
- (LP10) Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão;
- (LP11) Inferir uma informação implícita em um texto;
- (LP12) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.);
- (LP13) Localizar informações explícitas em um texto;
- (LP14) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão;
- (LP15) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
- Descritores de Ciências - 3º Bimestre
- (C1) Identificar vantagens e desvantagens dos diferentes processos de geração de energia, diagnosticando situações do cotidiano em que ocorrem desperdício de energia ou de matéria, e propondo formas de minimizá-las;
- (C2) Comparar diferentes recursos energéticos, como petróleo, carvão e gás natural, em relação à biomassa, origens e usos;
- (C3) Identificar, em representações variadas, fontes e transformações de energia que ocorrem em processos naturais e tecnológicos;
- (C4) Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade em função de seus usos e relacioná-las com os respectivos consumos de energia;
- (C5) Reconhecer e diferenciar energia potencial e cinética;
- (C6) Identificar as características da força como grandeza vetorial;
- (C7) Identificar ponto material ou móvel, referencial, observador, estado de movimento ou de repouso como objetos de estudo da física;
- (C8) Reconhecer os movimentos retilíneos: uniforme e uniformemente variado;
- (C9) Estimar velocidades e deslocamentos em situações apresentadas, utilizando linguagem descritiva algébrica ou gráfica (caminhadas, ônibus, satélites etc.);
- (C10) Identificar força enquanto ação externa capaz de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos;
- (C11) Calcular a soma de forças em situações representadas, utilizando linguagem descritiva, algébrica ou gráfica (caminhadas, ônibus, satélites etc.);
- (C12) Reconhecer a 1ª Lei de Newton para interpretar situações do cotidiano;
- (C13) Compreender a Lei de Ação e Reação em fenômenos, envolvendo equilíbrio e movimento de partículas.
Obs.: Ver Blog www.mentalizadoresivofladogente.blogspot.com.br
- Descritores de História - 3º Bimestre
- Descritores de Geografia - 3º Bimestre
- Exercícios de Matemática - 3º Bim
Nenhum comentário:
Postar um comentário