9º ano


  • Perímetro e área de um triângulo


  • Descritores de Matemática - 3º Bimestre
  • (M1) Aplicar as razões trigonométricas num triângulo retângulo para resolver problemas significativos;
  • (M2) Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa (Caderno de Férias);
  • (M3) Determinar o zero de uma função (Caderno de Férias);
  • (M4) Efetuar cálculos que envolvam as propriedades da potenciação em situações-problema (Caderno de Férias);
  • (M5) Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais (Caderno de Férias);
  • (M6) Interpretar gráficos de uma função de 1.° grau;
  • (M7) Reconhecer a sentença que define uma função;
  • (M8) Reconhecer função como uma relação em que todo elemento do domínio tem apenas um correspondente;
  • (M9) Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas (triângulo, paralelogramo, trapézio ou losango);
  • (M10) Resolver problema que envolva semelhança de polígonos (Caderno de Férias);
  • (M11) Resolver problema que envolva uma função polinomial de 1.º grau;
  • (M12) Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas (Caderno de Férias);
  • (M13) Resolver problemas que envolvam equação de 2.º grau;
  • (M14) Utilizar a notação cientifica em situações-problema (Caderno de Férias);
  • (M15) Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

  • Descritores de Língua Portuguesa - 3º Bimestre
  • (LP1) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
  • (LP2) Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto;
  • (LP3) Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc;
  • (LP4) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
  • (LP5) Identificar a tese de um texto;
  • (LP6) Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados;
  • (LP7) Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
  • (LP8) Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
  • (LP9) Identificar o tema de um texto
  • (LP10) Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão;
  • (LP11) Inferir uma informação implícita em um texto;
  • (LP12) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.);
  • (LP13) Localizar informações explícitas em um texto;
  • (LP14) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão;
  • (LP15) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

  • Descritores de Ciências - 3º Bimestre
  • (C1) Identificar vantagens e desvantagens dos diferentes processos de geração de energia, diagnosticando situações do cotidiano em que ocorrem desperdício de energia ou de matéria, e propondo formas de minimizá-las;
  • (C2) Comparar diferentes recursos energéticos, como petróleo, carvão e gás natural, em relação à biomassa, origens e usos;
  • (C3) Identificar, em representações variadas, fontes e transformações de energia que ocorrem em processos naturais e tecnológicos;
  • (C4) Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade em função de seus usos e relacioná-las com os respectivos consumos de energia;
  • (C5) Reconhecer e diferenciar energia potencial e cinética;
  • (C6) Identificar as características da força como grandeza vetorial;
  • (C7) Identificar ponto material ou móvel, referencial, observador, estado de movimento ou de repouso como objetos de estudo da física;
  • (C8) Reconhecer os movimentos retilíneos: uniforme e uniformemente variado;
  • (C9) Estimar velocidades e deslocamentos em situações apresentadas, utilizando linguagem descritiva algébrica ou gráfica (caminhadas, ônibus, satélites etc.);
  • (C10) Identificar força enquanto ação externa capaz de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos;
  • (C11) Calcular a soma de forças em situações representadas, utilizando linguagem descritiva, algébrica ou gráfica (caminhadas, ônibus, satélites etc.);
  • (C12) Reconhecer a 1ª Lei de Newton para interpretar situações do cotidiano;
  • (C13) Compreender a Lei de Ação e Reação em fenômenos, envolvendo equilíbrio e movimento de partículas.
     Obs.: Ver Blog www.mentalizadoresivofladogente.blogspot.com.br


  • Descritores de História - 3º Bimestre




  • Descritores de Geografia - 3º Bimestre




  • Exercícios de Matemática - 3º Bim











Nenhum comentário:

Postar um comentário