- Descritores de Matemática - 3º Bimestre
- (M1) Aplicar a fatoração de polinômios;
- (M2) Comparar e ordenar números racionais e irracionais;
- (M3) Identificar as situações em que são aplicáveis os produtos notáveis;
- (M4) Identificar posições relativas de uma reta e de uma circunferência;
- (M5) Obter a média aritmética simples, inclusive com arredondamento de números irracionais;
- (M6) Resolver inequação de 1.º grau;
- (M7) Resolver problema que envolva uma inequação de 1.º grau.
- Descritores de Língua Portuguesa - 3º Bimestre
- (LP1) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
- (LP2) Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto;
- (LP3) Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade;
- (LP4) Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc;
- (LP5) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
- (LP6) Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
- (LP7) Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
- (LP8) Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
- (LP9) Identificar o tema de um texto;
- (LP10) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
- (LP11) Inferir uma informação implícita em um texto;
- (LP12) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.);
- (LP13) Localizar informações explícitas em um texto;
- (LP14) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão;
- (LP15) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
- Descritores de Ciências - 3º Bimestre
- (C1) Compreender que os leucócitos são células que atuam na defesa do nosso corpo contra a ação de agentes invasores;
- (C2) Diferenciar os tipos sanguíneos do sistema ABO e Fator Rh quanto às possibilidades de transfusões;
- (C3) Distinguir a pequena circulação da grande circulação, percebendo sua inter-relação;
- (C4) Distinguir entre o caráter preventivo das vacinas e o caráter curativo dos soros, nos mecanismos de defesa do corpo humano;
- (C5) Identificar a estrutura do sistema linfático (vasos linfáticos e órgãos linfoides) e sua importância no organismo humano;
- (C6) Identificar as estruturas respiratórias e seus movimentos;
- (C7) Identificar os componentes do sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos), diferenciando-os quanto a sua anatomia e funções;
- (C8) Identificar os componentes figurados do sangue e suas respectivas funções;
- (C9) Identificar, em representações figurativas, as estruturas que compõem o sistema respiratório;
- (C10) Reconhecer a hematose como o mecanismo das trocas gasosas nos pulmões;
- (C11) Reconhecer as principais doenças do sistema respiratório e suas manifestações no organismo humano;
- (C12) Reconhecer o efeito causado pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana) no sistema imunológico humano.
Obs.: Ver Blog www.mentalizadoresivoflagente.blogspot.com.br
- Descritores de História - 3º Bimestre
- Descritores de Geografia - 3º Bimestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário