8º ano


  • Descritores de Matemática - 3º Bimestre
  • (M1) Aplicar a fatoração de polinômios;
  • (M2) Comparar e ordenar números racionais e irracionais;
  • (M3) Identificar as situações em que são aplicáveis os produtos notáveis;
  • (M4) Identificar posições relativas de uma reta e de uma circunferência;
  • (M5) Obter a média aritmética simples, inclusive com arredondamento de números irracionais;
  • (M6) Resolver inequação de 1.º grau;
  • (M7) Resolver problema que envolva uma inequação de 1.º grau.


  • Descritores de Língua Portuguesa - 3º Bimestre
  • (LP1) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
  • (LP2) Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto;
  • (LP3) Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade;
  • (LP4) Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc;
  • (LP5) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
  • (LP6) Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
  • (LP7) Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
  • (LP8) Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
  • (LP9) Identificar o tema de um texto;
  • (LP10) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
  • (LP11) Inferir uma informação implícita em um texto;
  • (LP12) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.);
  • (LP13) Localizar informações explícitas em um texto;
  • (LP14) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão;
  • (LP15) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.


  • Descritores de Ciências - 3º Bimestre
  • (C1) Compreender que os leucócitos são células que atuam na defesa do nosso corpo contra a ação de agentes invasores;
  • (C2) Diferenciar os tipos sanguíneos do sistema ABO e Fator Rh quanto às possibilidades de transfusões;
  • (C3) Distinguir a pequena circulação da grande circulação, percebendo sua inter-relação;
  • (C4) Distinguir entre o caráter preventivo das vacinas e o caráter curativo dos soros, nos mecanismos de defesa do corpo humano;
  • (C5) Identificar a estrutura do sistema linfático (vasos linfáticos e órgãos linfoides) e sua importância no organismo humano;
  • (C6) Identificar as estruturas respiratórias e seus movimentos;
  • (C7) Identificar os componentes do sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos), diferenciando-os quanto a sua anatomia e funções;
  • (C8) Identificar os componentes figurados do sangue e suas respectivas funções;
  • (C9) Identificar, em representações figurativas, as estruturas que compõem o sistema respiratório;
  • (C10) Reconhecer a hematose como o mecanismo das trocas gasosas nos pulmões;
  • (C11) Reconhecer as principais doenças do sistema respiratório e suas manifestações no organismo humano;
  • (C12) Reconhecer o efeito causado pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana) no sistema imunológico humano.
      Obs.: Ver Blog www.mentalizadoresivoflagente.blogspot.com.br


  • Descritores de História - 3º Bimestre



  • Descritores de Geografia - 3º Bimestre





  • Exercícios de Matemática - 3º Bim








Nenhum comentário:

Postar um comentário