7º ano


  • Razão e Proporção




  • Descritores de Matemática - 3º Bimestre

  • (M1) Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa;
  • (M2) Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica;
  • (M3) Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação);
  • (M4) Efetuar cálculos que envolvam operações matemáticas com números racionais na forma fracionária e decimal (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação);
  • (M5) Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade, observada em sequências de números ou figuras (padrões);
  • (M6) Identificar a localização de números racionais na reta numérica;
  • (M7) Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
  • (M8) Identificar uma equação ou inequação de 1.º grau que expressa um problema.
  • (M9) Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
  • (M10) Resolver problema com números racionais, envolvendo as operações de adição, de subtração, de multiplicação, de divisão e de potenciação;
  • (M11) Resolver problema, envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos;
  • (M12) Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas;
  • (M13) Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas;
  • (M14) Resolver problema que envolva porcentagem;
  • (M15) Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.

  • Descritores de Língua Portuguesa - 3º Bimestre
  • (LP1) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
  • (LP2) Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por advérbios, conjunções etc;
  • (LP3) Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto;
  • (LP4) Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade;
  • (LP5) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
  • (LP6) Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
  • (LP7) Identificar efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
  • (LP8) Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados;
  • (LP9) Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
  • (LP10) Identificar o tema de um texto;
  • (LP11) Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão;
  • (LP12) Inferir um informação implícita em um texto;
  • (LP13) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.);
  • (LP14) Localizar informações explícitas em um texto;
  • (LP15) Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.


  • Descritores de Ciências - 3º Bimestre
  • (C1) Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e bactérias, correlacionando a eventos práticos, como apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos;
  • (C2) Associar os micro-organismos às situações cotidianas, como produção de iogurte, vacina, antibióticos;
  • (C3) Compreender a ação dos estômatos no processo de transpiração das plantas;
  • (C4) Correlacionar a capilaridade com o processo da fotossíntese;
  • (C5) Correlacionar as atividades dos decompositores à fotossíntese das plantas;
  • (C6) Correlacionar o aspecto da flor ao seu possível polinizador;
  • (C7) Descrever o processo de polinização;
  • (C8) Estabelecer diferenças entre as duas divisões botânicas – angiospermas e gimnospermas;
  • (C9) Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades;
  • (C10) Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas de seres vivos;
  • (C11) Reconhecer a função da flor nas Angiospermas;
  • (C12) Reconhecer que as plantas, assim como os demais seres vivos, também realizam a respiração;
  • (C13) Relacionar a estrutura e a função das folhas, do caule e da raiz à realização da fotossíntese.
      Obs.: Ver Blog www.mentalizadoresivoflagente.blogspot.com.br

  • Descritores de História - 3º Bimestre



  • Descritores de Geografia - 3º Bimestre



  • Exercícios de Matemática - 3º Bimestre







Nenhum comentário:

Postar um comentário