- Razão e Proporção
- Descritores de Matemática - 3º Bimestre
- (M1) Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa;
- (M2) Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica;
- (M3) Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação);
- (M4) Efetuar cálculos que envolvam operações matemáticas com números racionais na forma fracionária e decimal (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação);
- (M5) Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade, observada em sequências de números ou figuras (padrões);
- (M6) Identificar a localização de números racionais na reta numérica;
- (M7) Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
- (M8) Identificar uma equação ou inequação de 1.º grau que expressa um problema.
- (M9) Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
- (M10) Resolver problema com números racionais, envolvendo as operações de adição, de subtração, de multiplicação, de divisão e de potenciação;
- (M11) Resolver problema, envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos;
- (M12) Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas;
- (M13) Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas;
- (M14) Resolver problema que envolva porcentagem;
- (M15) Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.
- Descritores de Língua Portuguesa - 3º Bimestre
- (LP1) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
- (LP2) Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por advérbios, conjunções etc;
- (LP3) Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto;
- (LP4) Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade;
- (LP5) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
- (LP6) Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
- (LP7) Identificar efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
- (LP8) Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados;
- (LP9) Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
- (LP10) Identificar o tema de um texto;
- (LP11) Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão;
- (LP12) Inferir um informação implícita em um texto;
- (LP13) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.);
- (LP14) Localizar informações explícitas em um texto;
- (LP15) Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.
- Descritores de Ciências - 3º Bimestre
- (C1) Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e bactérias, correlacionando a eventos práticos, como apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos;
- (C2) Associar os micro-organismos às situações cotidianas, como produção de iogurte, vacina, antibióticos;
- (C3) Compreender a ação dos estômatos no processo de transpiração das plantas;
- (C4) Correlacionar a capilaridade com o processo da fotossíntese;
- (C5) Correlacionar as atividades dos decompositores à fotossíntese das plantas;
- (C6) Correlacionar o aspecto da flor ao seu possível polinizador;
- (C7) Descrever o processo de polinização;
- (C8) Estabelecer diferenças entre as duas divisões botânicas – angiospermas e gimnospermas;
- (C9) Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades;
- (C10) Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas de seres vivos;
- (C11) Reconhecer a função da flor nas Angiospermas;
- (C12) Reconhecer que as plantas, assim como os demais seres vivos, também realizam a respiração;
- (C13) Relacionar a estrutura e a função das folhas, do caule e da raiz à realização da fotossíntese.
Obs.: Ver Blog www.mentalizadoresivoflagente.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário