- (LP1) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
- (LP2) Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto;
- (LP3) Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade;
- (LP4) Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc;
- (LP5) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
- (LP6) Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
- (LP7) Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
- (LP8) Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
- (LP9) Identificar o tema de um texto;
- (LP10) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
- (LP11) Inferir uma informação implícita em um texto;
- (LP12) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.);
- (LP13) Localizar informações explícitas em um texto;
- (LP14) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão;
- (LP15) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Descritores do 8º ano de Língua Portuguesa - 3º Bimestre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário