quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Descritores do 9º ano de Ciências - 3º Bimestre


  • (C1) Identificar vantagens e desvantagens dos diferentes processos de geração de energia, diagnosticando situações do cotidiano em que ocorrem desperdício de energia ou de matéria, e propondo formas de minimizá-las;
  • (C2) Comparar diferentes recursos energéticos, como petróleo, carvão e gás natural, em relação à biomassa, origens e usos;
  • (C3) Identificar, em representações variadas, fontes e transformações de energia que ocorrem em processos naturais e tecnológicos;
  • (C4) Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade em função de seus usos e relacioná-las com os respectivos consumos de energia;
  • (C5) Reconhecer e diferenciar energia potencial e cinética;
  • (C6) Identificar as características da força como grandeza vetorial;
  • (C7) Identificar ponto material ou móvel, referencial, observador, estado de movimento ou de repouso como objetos de estudo da física;
  • (C8) Reconhecer os movimentos retilíneos: uniforme e uniformemente variado;
  • (C9) Estimar velocidades e deslocamentos em situações apresentadas, utilizando linguagem descritiva algébrica ou gráfica (caminhadas, ônibus, satélites etc.);
  • (C10) Identificar força enquanto ação externa capaz de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos;
  • (C11) Calcular a soma de forças em situações representadas, utilizando linguagem descritiva, algébrica ou gráfica (caminhadas, ônibus, satélites etc.);
  • (C12) Reconhecer a 1ª Lei de Newton para interpretar situações do cotidiano;
  • (C13) Compreender a Lei de Ação e Reação em fenômenos, envolvendo equilíbrio e movimento de partículas.
     Obs.: Ver Blog www.mentalizadoresivofladogente.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário